A Última Ceia: atração imperdível em Milão

Compartilhar
Igreja Santa Maria delle Grazie e Museo del Cenacolo Vinciano

Museo del Cenacolo Vinciano e Igreja Santa Maria delle Grazie

Uma das pinturas mais importantes de todos os tempos, A Última Ceia de Leonardo da Vinci, conhecida também como Cenacolo Vinciano, é um afresco localizado na parede norte do refeitório do antigo mosteiro dominicano de Santa Maria delle Grazie, ao lado da igreja homônima, em Milão. Produzida entre 1494 e 1498, a obra representa o momento em que, durante a Santa Ceia, Jesus anuncia aos apóstolos que será traído por um deles. Na parede oposta, está o afresco A Crucificação do pintor Giovanni Donato da Montorfano, de 1495.

O espaço que abriga as duas pinturas chama-se Museo del Cenacolo Vinciano e recebe, no máximo, 30 pessoas por vez. A visita dura apenas 15 minutos e deve ser reservada, pela internet ou telefone, com antecedência de três meses, quando os ingressos são disponibilizados para venda. Caso não consiga comprar para a data desejada, continue consultando o site diariamente, pois novas cargas de ingressos podem ser disponibilizadas. Quando visitamos o museu, em junho de 2015, era proibido tirar fotos. Agora é permitido fotografar sem flash.

A Última Ceia de Leonardo da Vinci, uma das mais importantes obras da humanidade

A Última Ceia de Leonardo da Vinci, uma das mais importantes obras da humanidade

Tanta formalidade se deve à grandiosidade do trabalho de Leonardo da Vinci, mas também à fragilidade do mural, restaurado muitas vezes ao longo dos anos. Um dos fatores que contribuem para a degradação da obra é a pintura a seco utilizada pelo gênio renascentista para intensificar o efeito de luz e sombra, técnica bem mais delicada que o tradicional bom fresco (afresco). Os primeiros restauros iniciaram-se no século XVIII e o último, foi concluído em 1999, após 20 anos de trabalho. A obra ainda contou com muita sorte para continuar inteira já que o convento foi parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial.

A beleza, o valor artístico e a relevância histórica da criação de Leonardo da Vinci são motivos suficientes para planejar uma visita ao museu. Foi realmente emocionante apreciar essa obra icônica e visitar exatamente o lugar onde trabalhou um dos maiores artistas e intelectuais da humanidade!

Vale ressaltar também que a igreja Santa Maria delle Grazie e a pintura A Última Ceia de Leonardo da Vinci foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade em 1980.

Informações práticas

Endereço: Piazza Santa Maria delle Grazie, 2 – Corso Magenta/Milão
Preço do bilhete: € 10 (+ € 2 da reserva)
Venda (italiano e inglês): site VivaTicket e telefone 0039 02 92 800 360
Retirada do ingresso: deve ser feita na bilheteria do museu 20 minutos antes do horário da visita mediante a apresentação do recibo de pagamento.

Comentários
Compartilhar