Cervejas incríveis na terra do vinho

Compartilhar
Ampla variedade de cervejas da Birra Baladin

Ampla variedade de cervejas da Birra Baladin

Desde que comecei a me aventurar no complexo mundo das cervejas artesanais, passei a incluí-las nos roteiros da viagem. Justamente por ser principiante nesse assunto, fiquei surpreso ao saber que na Itália, um dos maiores produtores de vinho do mundo, há cervejas bastante interessantes!

Incluímos no roteiro de Roma uma passada pelo Open Baladin, na Via Degli Specchi, que vende uma grande seleção de cervejas da Birra Baladin, do renomado Teo Musso. O bar tem uma fachada tão discreta que passamos direto na primeira vez, mesmo guiados pelos mapas do celular.

O salão principal é amplo e acomoda bastante gente em suas mesas e bancadas coletivas. Ao fundo, um moderno balcão, decorado com chopeiras e prateleiras com as cervejas da marca. Há outros ambientes menores, com sofás e poltronas, que são mais reservados, porém sem a mesma atmosfera. O bar é bacana para grupos e pode ter fila de espera, principalmente no início da noite. Tem wifi grátis, atendimento “ok” e opções de petiscos e hambúrgueres, inclusive vegetarianos. Como nosso foco não era comer, provamos apenas um cone de batatas fritas com um catchup caseiro delicioso!

A refrescante witbier Isaac

A refrescante witbier Isaac

Vamos às cervejas! O Open Baladin tem uma ampla carta de cervejas on tap (torneiras de chopp), com tamanhos que variam de 100 a 330ml de acordo com o tipo (biere blanche, dark ale, trippel e por aí vai…). Dentre as que provei, destaco a clássica Isaac, uma witbier refrescante com toques de laranja e feita em homenagem ao filho primogênito do cervejeiro; e a Leon, uma encorpada e potente belgian strong ale.

Leon, encorpada e potente belgian strong ale

Leon, encorpada e potente belgian strong ale

Valeu tanto a pena que repetimos a ida ao Open Baladin, o que é raro nos nossos roteiros cheios de lugares para conhecer! Se o tempo estiver curto, dê uma passada rápida após as visitas ao Panteão (800m) e ao Campo de Fiori (350m) ou na espera pelo horário da reserva dos restaurantes Sora Margherita e Salumeria Roscioli, a menos de 5 minutos dali.

Informações práticas

Endereço: Via Degli Specchi 5-6 – Roma/Itália
Site oficial

Onde encontrar as cervejas
Em Roma: Procure pelas cervejas da Birra Baladin em outros lugares bacanas, como a Pizza del Teatro.
Na Itália: A cervejaria possui bares nas principais cidades italianas, como Milão, Turim e Bolonha.
No Brasil: Cervejas vendidas em lojas especializadas.

Comentários
Compartilhar
Tagged on: , , , ,