Qual o melhor observatório de Nova Iorque?

Compartilhar

Uma das grandes atrações da cidade de Nova Iorque é sua paisagem de arranha-céus, que pode ser contemplada a partir de diversos observatórios, sendo os mais famosos o One World Observatory, o Empire State Building e o Top of The Rock. Como adoro vistas panorâmicas, visitei os três mirantes, que oferecem experiências bem distintas.

O Empire State Building também fica lindo à noite

O Empire State Building fica lindo à noite

One World Observatory

Inaugurado em maio de 2015, o One World Observatory fica no topo do One World Trade Center, prédio mais alto de Nova Iorque e do ocidente, com 541 metros de altura e 102 andares. Cinco elevadores levam os visitantes direto para o último andar em menos de um minuto, tempo suficiente para assistir a uma animação time-lapse (que exibe a passagem de tempo rapidamente) com a evolução do horizonte da cidade do século XVI até hoje. Quando as portas dos elevadores se abrem, mais uma surpresa arrebata os visitantes, a qual não vou revelar para não diminuir a emoção da primeira visita.

Rio Hudson visto a partir do One World Observatory

Rio Hudson visto a partir do One World Observatory

No 101º andar, há três restaurantes com vistas panorâmicas. O observatório principal fica no 100o andar e proporciona uma visão de 360º da cidade. De lá, é possível notar os recortes da ilha de Manhattan banhada pelos rios Hudson e East, além de vários pontos turísticos como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e a Ponte do Brooklyn. As fotos não ficam tão boas, pois o local é todo fechado com vidraças, mas a vista é realmente espetacular!

Ponte do Brooklyn no primeiro plano

Ponte do Brooklyn no primeiro plano

É aconselhável adquirir, pelo site do observatório, o bilhete para a data e a hora desejadas, já que existe um limite de visitantes por horário. Entretanto, quando estive lá, numa segunda-feira de abril deste ano, não havia filas na bilheteria.

Empire State Building

Em estilo art déco, o Empire State Building é um dos edifícios mais emblemáticos dos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1931 e se manteve como o prédio mais alto do país até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center, na década de 1970. Ele mede 381 metros até o telhado, mas, com a antena incluída, chega a 443 metros de altura. Localizado na região central de Manhattan, o monumento oferece vistas privilegiadas da cidade a partir do mirante do 86º andar, que fica ao ar livre, mas tem grades altas, e também da plataforma do 102º, fechada por vidros.

Olhando para Downtown

Olhando para Downtown

A grande desvantagem de visitar o Empire State Building é o fato de não poder avistar sua bela e imponente arquitetura. Outro ponto negativo é o tempo de espera para chegar ao topo do prédio, uma vez que a fila é quilométrica. Demorei quase duas horas para subir, mesmo tendo o CityPass, que evita a fila da bilheteria, mas não garante vantagem para acessar o elevador. Caso não queira passar por isso, chegue bem cedo ou muito tarde, depois das 23 horas. Aliás, o CityPass admite duas visitas na mesma data: uma durante o dia e outra depois das 22 horas. Se couber no orçamento, há um passe VIP que permite pular filas. Evidentemente, em qualquer dessas situações, o ideal é comprar o bilhete pela internet.

Central Parque um pouco distante do Empire State Building

Central Parque um pouco distante do Empire State Building

Top of The Rock

O Top of the Rock é um mirante ao ar livre instalado no topo do GE Building, edifício principal do Rockefeller Center. A localização privilegiada, entre o Empire State Building e o Central Park, garante, na minha opinião, a melhor vista da cidade, mesmo sendo mais baixo (260 metros e 70 andares) do que seus concorrentes. Avistar perfeitamente o parque mais famoso mundo e encarar o Empire State é incrível! Assistir ao pôr do sol lá de cima torna a experiência inesquecível!

Empire State Building: vista incrível a partir do Top of The Rock

Empire State Building: vista incrível a partir do Top of The Rock

Apesar da fila do Top of The Rock ser muito menor do que a do Empire State, vale a pena comprar o bilhete com antecedência para assegurar o horário desejado, principalmente se pretende ver o anoitecer. Mesmo quem tem o CityPass precisa marcar a hora da visita.

Visão privilegiada do Central Park

Visão privilegiada do Central Park

Informações práticas

One World Observatory
Endereço: 285 Fulton Street, One World Trade Center (entrada pela West Street) – Downtown
Aberto diariamente: 9h-20h (última admissão: 19h15) / durante o verão: 9h-22h (última admissão: 21h15)
Bilhete: $ 32 (+ $ 2 pela compra no site)

Empire State Building
Endereço: 350 5th Avenue and 34th Street – Midtown
Aberto diariamente: 8-2h (última admissão: 1h15)
Bilhete: $ 34 (86º andar) e $ 54 (andares 86º e 102º)
Atração incluída no CityPASS

Top of The Rock
Endereço: 30 Rockfeller Plaza (entrada também pela 50th Street) – Midtown
Aberto diariamente: 8h-00h (última admissão: 23h15)
Bilhete: $ 34
Atração incluída no CityPASS

Comentários
Compartilhar